Origens do bairro Jd. Guedala em São Paulo Morumbi

fazenda-morumbi

Assim como o bairro vizinho de Cidade Jardim, o Jardim Guedala surgiu do loteamento da Fazenda Morumbi. Ele faz parte de um complexo de bairros-jardins, de perfil mais residencial, até pelas regras de zoneamento.

O Jardim Guedala foi um dos últimos grandes loteamentos da Cia. City, tradicional empresa de urbanização. Seu nascimento ocorreu em 1942 quando a empresa urbanizou e loteou mais de 800 mil m2 na região do Morumbi.

Considerado um dos mais nobres de São Paulo, o bairro se caracteriza pela presença de grandes casarões, vastos condomínios e muitos parques. Ali ainda podem ser vistas árvores centenárias, do tempo em que as terras faziam parte da imensa fazenda Morumbi. Os terrenos loteados tinham mais de 1.000 m2 e seus proprietários assinavam um contrato de só construir residências. Algumas áreas do Guedala só foram exploradas mais recentemente, a partir dos anos 80. Mesmo assim, são consideradas nobres, pois preservam muito verde e qualidade de vida. O nome do bairro foi dado pela própria City: homenagem a Herbert Guedala, que foi um dos primeiros presidentes da City of São Paulo Improvements and Free Hold Land Company Ltd.

Rolar para cima